O Instituto de Educação e Cultura 27 de Abril (IEC) ressalta a importância de apoiar campanhas como a do Novembro Azul. Trata-se do movimento global de conscientização sobre a saúde masculina, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha foi criada originalmente na Austrália em 2003, e busca incentivar os homens a cuidar de sua saúde de forma integral, derrubando tabus e promovendo exames preventivos, que são essenciais para identificar doenças em fases iniciais, quando as chances de cura são maiores.
Principais pontos da campanha
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, e o exame preventivo, geralmente indicado a partir dos 50 anos, é a principal forma de identificá-lo precocemente. Para homens com histórico familiar, a recomendação é começar os exames aos 45 anos.
A campanha também visa combater o preconceito contra exames como o de toque retal, além de conscientizar sobre a importância da saúde mental e do autocuidado.
Durante o mês de novembro, diversas instituições e entidades de saúde promovem eventos, palestras e atividades para reforçar a importância dos exames preventivos e divulgar informações. Além disso, é comum ver monumentos e prédios iluminados de azul como forma de apoio à causa.
Além do exame regular, a campanha reforça o impacto de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, redução do consumo de álcool e tabaco, e acompanhamento médico regular.
Objetivos da Campanha Novembro Azul
- Diminuir a taxa de mortalidade causada pelo câncer de próstata.
- Reduzir o estigma em relação aos exames preventivos e à saúde masculina.
- Promover o autocuidado e a saúde integral entre os homens.