A coordenadora-geral do IEC, presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, participou, no último sábado (9), do Programa Conexão Bahia, da Rede Bahia.
Para o apresentador Aldri Anunciação, a sindicalista contou que começou a trabalhar com apenas 10 anos e, agora, mesmo depois de sua aposentadoria, continua na luta pelos direitos da categoria e contra a invisibilidade como presidenta de Honra da Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).
Creuza Oliveira disse também que, antes mesmo da aposentadoria, já lutava por melhores condições de trabalho e que tentou montar um grupo de domésticas, mas não deu certo porque as trabalhadoras não tinham ainda consciência de suas situações. “Não havia uma consciência política, de raça, gênero e classe. Então, se essa categoria não tem essa consciência, ela não se mobiliza”, revelou.
Durante a entrevista, Creuza Oliveira contou a sua trajetória de vida como trabalhadora doméstica e como se destacou na luta sindical.
Confira o vídeo.