FenatradNotíciasSindomésticoBa

Sindicatos filiados à FENATRAD participam do Grito dos Excluídos

Na última quinta-feira (7), dia da Independência do Brasil, diversos sindicatos filiados à Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participaram do 29º Grito dos Excluídos, com o tema “Você tem fome e sede de quê?”. Esta, de acordo com a organização do ato, é a pergunta que deve ser feita para todos que lutam por um Brasil mais justo, democrático e soberano.

O ‘Grito dos Excluídos’ é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e diversos movimentos sociais.

Confira a participação dos Sindicatos:

Bahia

Em Salvador, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participou do Grito dos Excluídos, que ocorreu no Centro da capital baiana, com concentração no bairro do Campo Grande.

Milca Martins, presidenta da entidade, fez um pronunciamento num trio. Ela pontuou que “a vida está em primeiro lugar”. O país e a Bahia têm tido muitos casos de violência e inúmeras vezes contra negros e pessoas de bairros periféricos. Um dos mais notórios foi o assassinato recente de Mãe Bernadete, líder religiosa e integrante da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

“As trabalhadoras domésticas também têm sido vítimas de violências e muitas enfrentam o trabalho análogo à escravidão em pleno 2024”, disse Milca Martins. Sua participação foi bastante impactante no ato.

Pernambuco

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (SINDOMÉSTICASPE) participou do Grito dos Excluídos. A concentração foi no Parque 13 de Maio, no Centro de Recife. O ato foi finalizado no Pátio do Carmo. Na ocasião, a direção do sindicato e dez trabalhadoras da base da categoria distribuíram o Boletim Informativo do sindicato. O SINDOMÉSTICASPE está nas ruas na Luta e Resistência.

Sergipe

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Sergipe (SINDOMÉSTICA/SE) esteve presentes no Grito dos Excluídos reivindicando pelos direitos da categoria. A concentração para o ato ocorreu na Catedral Metropolitana de Aracaju.

“Somos excluídas do trabalho formal de carteira assinada, excluídas do direito à moradia, à educação, à saúde, das políticas públicas em geral, do direito à creche. Nem todas as trabalhadoras domésticas podem estar aqui. Muitas estão trabalhando. O Sindicato está aqui presente nesta luta representando todas as trabalhadoras domésticas de Sergipe que estão excluídas”, afirmou Quitéria Santos, dirigente da entidade.

Rio de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STD-RJ) marcou presença no ato do 29° Grito dos Excluídos. A concentração ocorreu na Rua Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas, no Centro.

O STD-RJ foi à rua para pedir que os direitos trabalhistas da categoria sejam respeitados. Salário digno, saúde, educação, sem assédio moral e sexual nos locais de trabalho, além de combater qualquer forma de violência em todos os espaços.

Espírito Santo

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Vitória (STPDES) participou do ato do Grito dos Excluídos. Os manifestantes saíram da Ilha do Príncipe por volta de 9h, nas proximidades da Rodoviária de Vitória, e caminharam em direção ao Palácio Anchieta, sede do governo estadual.

A categoria participou da lavagem das escadarias em protesto contra as mortes de jovens em periferias do estado e apelo por mais atenção à saúde, educação, moradia e alimento para os desassistidos.

Artigos relacionados