
O Instituto 27 de Abril de Educação e Cultura (IEC) saúda a aprovação do projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional, na última quarta-feira (29), na Câmara dos Deputados. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, vai à sanção presidencial. Pelo projeto, a data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
“Este será um marco histórico para o povo negro. É de suma relevância que possamos celebrar o dia 20 de novembro como feriado nacional. Os movimentos sociais têm dificuldades de colocar o povo negro nas ruas neste dia, visto que fazemos parte da classe trabalhadora, e estamos trabalhando na data. Por isso, também a relevância do dia 20 de novembro se tornar feriado. No próximo ano, estaremos ocupando as ruas da nossa seara preta, marcando a nossa luta, força, resistência”, afirmou a colaboradora Rosângela Santana.
Foram 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Atualmente, a data é feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de resistência contra a escravidão.
“No dia 20 de novembro vamos lembrar a sociedade de que racistas e fascistas não passarão. Precisamos celebrar o Dia da Consciência Negra mostrando que nós não voltaremos para a senzala jamais, e que a luta de Zumbi dos Palmares jamais será esquecida”, frisou Rosângela Santana.
Com informações da Agência Brasil