A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participa do 4º Congresso da Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITH), que teve início nesta segunda-feira (02) e ocorrerá até a quinta-feira (05), na Bélgica. O tema do Congresso é “Solidariedade Global: Trabalhadores Domésticos Constroem Pontes, Fecham Lacunas, Conquistam Direitos”.
O evento reúne 68 países e 188 delegadas/os, com o objetivo de discutir as prioridades dos trabalhadores domésticos em todo o mundo e definir a agenda para os próximos 5 anos. De acordo com a FITH, “o congresso discutirá as perspectivas e experiências sobre o direito à assistência em todo o mundo”.
Dentro da programação, no último dia do Congresso, na sexta-feira (05), das 17h às 19h, no Sítio da Velha Saint-Jean, na cidade de Bruges, ocorrerá o lançamento do livro “Amor e Trabalho: A Vida de Myrtle Witbooi”, que conta a história de vida da fundadora da FITH, Myrtle Witbooi, e a trajetória do movimento dos trabalhadores domésticos no futuro.
“A FENATRAD está presente no Congresso da FITH para somar à luta da nossa categoria por um trabalho digno e decente para todas as trabalhadoras domésticas. Iremos somar nos debates e decisões para melhores condições para nós”, afirma Chirlene Brito, secretária de Formação Sindical da entidade.
Além de Chirlene Brito, estão presentes também Cleide Pinto, coordenadora de Atas, e Ana Maria, representando o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Acre.